O avanço tecnológico nos sistemas hidráulicos e sanitários é potencializado quando bem projetado e executado


Ao construir um imóvel,  temos que nos importar com os detalhes de um bom projeto arquitetônico, que auxilia na hora da construção e para a legalização da obra. Porém, quando se trata de um projeto de instalações elétricas e hidráulicas, as pessoas normalmente não veem a importância de realizar esses projetos porque não são necessários para a legalização da obra. 

Neste post, vamos explicar e refletir sobre a real importância do projeto de instalações elétricas e hidráulicas e os 3 principais benefícios:

1) Economizar nas contas de água e luz

Emendas mal feitas, materiais de baixa qualidade e não apropriados são constantemente grandes responsáveis por desperdício de água e energia. Um fio elétrico de tamanho não adequado pode esquentar mais do que o devido, provocando perda de energia, por exemplo. Com um projeto de instalações bem elaborado, erros como esses podem ser facilmente evitados.

2) Evitar desperdiço de materiais durante a obra 
Fala se muito sobre o desperdício de materiais na construção civil. Aquele cenário em que o cliente vai diversas vezes na loja de construção, durante a execução da obra, para comprar diversos tipos de materiais, sendo que boa parte deles sobra, é cada vez mais comum. Esse cenário pode ser evitado com um bom projeto de instalações, que ajuda a estimar melhor a quantidade e o tipo dos fios, eletrodutos e canos que serão utilizados antes da obra começar, ajudando também a determinar melhor o orçamento e economizar.


3) Evitar problemas futuros com instalações mal projetadas
Nada pior do que o disjuntor desarmar durante o banho, ligar um aparelho novo na tomada e ele simplesmente queimar ou ainda, não conseguir identificar o local exato da infiltração de água e ter que derrubar paredes inteiras para consertar. Todas essas situações podem ser evitadas com um projeto de instalações prediais que vai determinar adequadamente a carga do seu circuito