Como Proteger Sua Casa das Chuvas

É questão de minutos para o céu que mostrava um azul ensolarado, se tornar uma escuridão cheia de nuvens carregadas. Para muitas pessoas isso só pode significar uma coisa, uma chuva está a caminho.

Quando o céu toma essa forma, muitas pessoas tomam as precauções básicas, como fechar suas janelas, tirar os aparelhos eletrônicos das tomadas e o principal que é tirar as roupas do varal.


O que muitas pessoas não sabem é que se sua casa não estiver com uma boa cobertura ou com um acabamento incompleto ou mal feito, caso algum destes detalhes esteja em má condições, há a grande chance de que acabe tendo infiltrações em sua casa assim prejudicando a estrutura a longo prazo.

Preenchendo o Vão das Coberturas

Uma das proteções já feitas para evitar os danos das chuvas além de embelezar o telhado, são as telhas. Os designs das telhas já são feitos para que a água da chuva não se acumule no telhado, fazendo-a escorrer para fora dele.

Mas na maioria dos casos as telhas não cobrem 100% dos telhados, geralmente deixando um pequeno vão em suas extremidades onde a água pode entrar. O rufo é feito para preencher esses vãos, não permitindo a infiltração da água na estrutura do telhado.

Mandando a Água para Longe

Com as telhas e o rufo fazendo seu trabalho, a água escorre para fora do telhado descontroladamente, podendo fazer uma poça d'água na entrada ou acabar molhando onde não deveria.

Para evitar que as águas vão para lugares indesejados, existem calhas que servem para reter as águas que escorrem do telhado e enviá-las para outro lugar. A instalação de calhas é um processo bem simples, assim fazendo com que a água seja levada para onde quiser, como um jardim por exemplo.

Cobrindo as paredes externas

O telhado não é a única parte do exterior da casa que é atingida pelas chuvas, as paredes também são afetadas pelas chuvas. A forma de se evitar que haja infiltração nas paredes é rebocando. Assim evitando que a água entre nas frestas e fissuras que tem nas paredes.

Esses são alguns dos meios e equipamentos que podem ser usados para proteger sua casa da chuva, pois as chuvas são um dos piores males para uma casa mal construída.

As chuvas e tempestades são um dos principais motivos de deterioração de casas no mundo, casas que não tomam precauções contra a água da chuva com o passar dos anos a estrutura começa a ficar cada vez mais fraca. Fazendo assim que depois de alguns anos após sua construção, a casa começa a demonstrar sinais de ruína.

Por isso é sempre bom antes de se iniciar a construção de uma casa, fazer o planejamento de todas as precauções que se deve tomar para que a casa dure muitos e muitos anos em pé e que você e sua família ou os futuros moradores da casa possam dormir bastante sossegados e em paz, sabendo que sua casa durará bastante tempo.