Funções das Lajes e Coberturas

 A realização de uma construção nunca é uma tarefa fácil, a muitos pontos de detalhes que de maneira nenhuma devem ser esquecidas, é óbvio que os profissionais da área sabem muito bem quais são elas.

Entretanto, o melhor é que nós também conheçamos, para podermos acompanhar a obra passo a passo. Por causa disto, uma das partes mais importantes de uma obra são as lajes e as coberturas.


Elas podem fazer toda diferença. E ainda, essas estruturas todas que ficam no alto na construção de uma casa ou de um prédio tem vantagens e usabilidades de muita importância.

Vantagens de uma Laje

A primeira coisa que vem a nossa cabeça quando falamos de laje, é aquela parte de cima de uma casa onde as pessoas sobem pra fazer um churrasco ou festas para comemorar alguma data, mas na verdade ela tem uma finalidade muito maior que essa.

A função de uma laje é de distribuir o peso e a pressão causada pela estrutura que vão para as vigas e pilastras da casa. Então, ela não é necessariamente feita para se ter um local de lazer.

Portanto, tanto as lajes pré-fabricadas quanto as lajes maciças são extremamente necessárias para que a estrutura se mantenha de pé. Apesar dos dois modelos de laje terem a mesma finalidade principal, ambas apresentam boas vantagens.

Laje Pré-Fabricada

Como o próprio nome já diz, ela já é comprada pronta, atendendo tipos diferentes de obras e estilos arquitetônicos. Suas vantagens consiste em sua agilidade de instalação, sua praticidade em não ser necessário a montagem de peças ou a moldagem do concreto e também ser econômico com os materiais necessários e com a mão de obra.

Laje Maciça

Este tipo de laje é feita sobre a própria estrutura da construção e é feita de puro concreto. A principal vantagem de se escolher esse tipo é sua resistência à trincas e fissuras e o acabamento liso. Porém, seu processo de construção consome muita madeira, e ser uma estrutura muito pesada com um custo muito alto.

Ambas as lajes são bastante indicadas, o que irá fazer a diferença será a qualidade da instalação e o projeto do construtor ou arquiteto responsável pela obra.

Cobertura do Telhado

Não é um segredo para ninguém que os telhados são um dos pontos mais importantes de um obra, Isso é porque de fato eles dão proteção ao local. Eles impedem chuvas, ventanias e raios de atingirem o interior da casa, sendo assim, é necessário que haja uma cobertura de telhas de qualidade.

Uma das telhas mais vendida em território brasileiro são as telhas de cerâmica, pois além de terem um custo-benefício, são resistentes e bonitas. Mas não é só a qualidade da telha que fará a resistência do telhado ser maior.

No mercado há vários itens itens que farão o complemento do telhado para fazê-lo mais forte e resistente, como as calhas e rufos que ajudam com relação às chuvas, evitando as infiltrações. A vários modelos de calhas e rufo no mercado para se escolher, como por exemplo a calha galvanizada e o rufo de alumínio que é o mais usado.