A importância da fiscalização técnica de obras

Os processos de inspeção e manutenção são de grande importância para as obras de construção civil, pois garantem o melhor funcionamento, assegurando o bem estar de todos os envolvidos e a qualidade do imóvel final.

Mesmo assim, os processos nem sempre são encarados com bons olhos pelos construtores e demais profissionais do ramo.

As atividades demandam tempo e, muitas vezes, algum investimento que não havia sido previsto no início do projeto. É questionada, inclusive, a necessidade de realizar esse tipo de fiscalização.
Por outro lado, esses também são processos fundamentais para o bom andamento de qualquer projeto. As vistorias e a manutenção devem ser encaradas não como um “atraso” no seu cronograma, mas como uma oportunidade para otimizar os custos da sua obra, melhorando a sua construção. Através delas, inclusive, é possível fazer uma boa economia, priorizando a responsabilidade e segurança.
As vistorias devem ser feitas por profissionais especializados, com um olhar crítico e embasamento técnico. O bom senso e a responsabilidade sempre devem comandar as suas ações. Quando for necessário fazer um reparo ou manutenção na sua obra, aja de maneira responsável e providencie o mais rápido possível. A demora em corrigir as falhas, mesmo que pequenas, pode acarretar em uma série de prejuízos.