Elaboração de DataBook de projetos executados

O Databook é um livro de dados contendo todos os documentos que fizeram parte de uma obra, seja ela de Construção Civil, Naval, ou de qualquer outra área da Engenharia. 


É um dossiê da construção e montagem, ou mesmo de fornecimento, uma coleção de documentos que conta a história de um processo, do início ao fim, evidenciando tudo o que for importante para o cliente, e pode envolver as áreas Comerciais, técnica e da qualidade.


O Databook não é coberto por nenhuma norma oficial, e, apesar de muitas empresas seguirem Normas ABNT (a mesma utilizada para dissertações e trabalhos acadêmicos), cada empresa adota critérios próprios e regras específicas para elaboração, definindo a documentação, os formulários e os certificados que farão parte do databook.
Uma coisa é certa: o Databook é confeccionado no final da obra, quando todos os documentos já sofreram alterações e estão na revisão final 
Geralmente, o Databook é separado por seções, montado em pasta de capa dura (Pasta A-Z, por exemplo), na versão impressa e também em meio eletrônico, onde a estrutura do diretório de ambos seguem fielmente alinhadas, com índice geral e um índice individual para cada volume, para melhor localização dos documentos.
A digitalização é o processo de captura das imagens e textos impressos (papel) através de scanners profissionais. Depois, são convertidos em arquivos digitais (PDF, TIFF, JPEG, etc.).
Os documentos de um Databook podem ser protegidos por senha, evitando alteração, abertura indevida, impressão, entre outros itens de segurança.