Aço Galvanizado ou Aço Inox?

Uma das dúvidas mais frequentes, principalmente quando o assunto é a renovação de uma estrutura, é qual o melhor para ser usado o aço galvanizado ou o aço inox. Esses dois tipos de metal possuem muitas características diferentes, assim podendo ser utilizados em diversos tipos de situações.


Começando pelo o Inox que é um tipo de aço que possui uma boa resistência à corrosão da atmosfera e de outros tipos de ambientes. É produzido através da liga com outros metais, como o níquel e o cromo, assim tornando o ferro menos reativo ao meio ambiente.

Seguindo com o aço galvanizado que, basicamente falando, consiste em um aço que foi submetido a um tipo de processo químico com o objetivo de protegê-lo da corrosão. A sua produção é feita a partir da imersão do aço em zinco fundido, assim desencadeando uma reação com as moléculas de ferro presentes no aço onde o zinco está incorporado.

Diferenças do Galvanizado do Inoxidável

O aço galvanizado e o inoxidável podem ser utilizados em diversos tipos diferentes de aplicações, seja na área industrial, equipamentos e em decorações.

Desta vez começando com o aço galvanizado, primeiramente devemos observar o processo pelo qual o material deve passar, um tratamento que é denominado de galvanização. Nesse processo, o aço é primeiro revestido com uma camada fina de zinco, que irá impedir que ocorra sua corrosão. Esse processo pode acabar sendo feito de duas formas, uma delas é através do banho de imersão a outra é através da eletro galvanização.

Indo agora para o aço inoxidável, que é obtido através da mistura do ferro líquido com uma solução com um mínimo de 10% de cromo, após isso ele é pressionado e moldado, passando por um tratamento que foi denominado de decapagem, assim retirando todas as impurezas que há no material, além de ser responsável de formar uma camada de filme não corrosiva.

Onde São Feitas Suas Aplicações

Nosso querido amigo  aço galvanizado, é bastante utilizado em estruturas de construção civil, sendo bastante utilizado em pregos, porcas e parafusos e calhas e rufos galvanizados por exemplo.

Sua utilização é preferida no lugar do ferro comum, e com razão, afinal é mais resistente à ferrugem, isso também permite que ele seja usado na fabricação de veículos pesados e automóveis. Por causa da sua resistência à corrosão ele também pode ser utilizado na fabricação de eletrodomésticos.

Em sua vez, o aço inoxidável, pode ser aplicado tanto na área de construção civil quanto nas indústrias, ou até mesmo em equipamentos mais diversos. A sua composição é mais robusta e mais resistente à ferrugem, assim podendo ser utilizada na fabricação de canos, tubos, tanques, ferramentas, talheres e até equipamentos hospitalares, pois resiste à umidade e aos ambientes litorâneos.

Qual a Melhor Escolha a Tomar 

O aço galvanizado, mesmo tendo um custo beneficio melhor  que o do aço inoxidável e uma variedade vasta de onde pode ser aplicado, ele não pode exposto constantemente a água ou a ambientes mais úmidos, assim pode acabar perdendo sua camada de zinco, assim expondo seu aço interior que pode vir a ser corroído.

Já o aço inoxidável funciona de uma forma bem diferente, que mesmo que sua camada de óxido que faz sua proteção seja retirada, automaticamente a liga irá formar uma nova camada, o que impossibilita sua corrosão.