Estrutura de Alvenaria Para Sua Casa

Para aqueles que não sabem, a alvenaria estrutural nada mais é que um tipo de sistema de construção, que consiste em as paredes fazerem a função estrutural, assim não tendo a necessidade de pilares ou vigas para que haja sustentabilidade na obra, assim substituindo o método tradicional que é a de concretagem.

A característica principal de uma alvenaria estrutural é pelo fato de usar blocos de concreto ou de cerâmica. Deve-se informar ao vendedor qual tipo de bloco irá ser usado na construção, pois geralmente o mesmo possui blocos estruturais e de vedação para a venda.

Esse método de estrutura nasceu com a intenção de substituir o método tradicional que é a viga, pilar e laje. Assim visando tornar as obras mais baratas, mais rápidas e também mais limpas.

As Características da Alvenaria

É uma característica e também a principal função é a de sustentar o peso de toda a estrutura, assim evitando que seja preciso o uso de vigas ou pilastras para poder suportar o peso de toda a obra.

Outra característica que define uma estrutura alvenaria, é o fato de seus blocos serem feitos de concreto ou de cerâmica, e em ambos os modelos de blocos eles são vazados em sua vertical, assim não possuindo fundo.

Esse tipo de estrutura é bastante usado em construções de edifícios com uma altura mais elevada e em casas residenciais devido ao fato de que esse tipo de obra pode ser feito mais rápido. 

As vantagens em se usar Alvenaria

O uso de uma estrutura alvenaria traz algumas boas vantagens com relação ao formato tradicional, como a redução do consumo de fôrmas de madeira, aço e concreto. Assim também uma maior rapidez em sua construção.

Outra de suas vantagens devido a natureza de seu material, é o seu custo reduzido com relação ao método tradicional. E também devido a sua facilidade de manuseio e aplicação, é bastante fácil o ensinamento da mão de obra para trabalhar. E uma melhor organização no canteiro de obras.

Mas infelizmente tudo possui uma desvantagem, e com relação à estrutura alvenaria, seria o fato de que sua arquitetura e design são bastante limitados devido a sua forma de construção. E também por causa de que se você queira derrubar uma parede em algum momento, é recomendado obter uma avaliação de um engenheiro antes, pois pelo fato de esse formato de estrutura sustentar todo o peso da obra, derrubar uma parede pode levar a estrutura inteira ou uma parte abaixo.

Como Evitar a que sua Estrutura Seja Prejudicada

Não é por causa que o método de construção é mais fácil e barato que você está mais seguro de comprometer sua estrutura, existem alguns perigos que podem prejudicar sua estrutura caso não se tome algumas precauções. 

Algumas das precauções que se pode tomar é contra as infiltrações, que devido ao fato de os blocos terem um vácuo em sua vertical, facilita as infiltrações. algumas das preocupações que pode se tomar é rebocar as paredes, assim cobrindo os blocos com uma camada de concreto, e também na instalação de calha de alumínio e rufo pingadeira de alumínio, para poder evitar as infiltrações.