Etapas da Construção de um Imóvel

Ao se iniciar o projeto de uma casa é uma tarefa um pouco mais complicada do que aparenta. Para que a construção comece a acontecer da melhor maneira possível e sem muitas surpresas é necessário saber e seguir algumas etapas e saber quais são as fases de uma construção de uma casa.


Obviamente para cada tipo de projeto a uma melhor maneira de ser feita a construção, podem acabar variando pela quantidade de cômodos, ou materiais que serão usados e até pelo fato de se a casa tem quintal ou não. Isso porque, tais detalhes podem exigir acabamentos e cuidados que não seriam precisos em uma casa mais comum.

Bom, de qualquer forma existem fases obrigatórias para qualquer tipo de projeto, é sempre bom saber quais são elas para poder sempre estar em sintonia com sua obra.

Terreno

Vamos a primeira fase a se preocupar ao construir sua casa, a terraplanagem do terreno, que consiste basicamente em preparar o terreno para sustentar uma construção.

Afinal nem todos os terrenos estão aptos a receber uma obra, por causa disso, é necessário que seja verificado se será preciso aterramento, e outras exigências.

Alicerces

Com o terreno preparado para receber a obra, está na hora de cuidar da estrutura da casa. Para que ela seja levantada, ela precisa de sustentação e estabilidade. Tudo para que os ventos junto com as chuvas, seus ocupantes, sobrecargas extras e a própria casa em si possam se manter em pé.

Os alicerces, colunas ou vigas, são as responsáveis por fazer a sustentação da obra, e podem ser diferentes de acordo com o tipo de projeto que será executado.

Alvenaria

A alvenaria mais usada em projetos de construção é de concreto armado, a alvenaria tem a função de separar os ambientes e vedar as paredes. Ela também tem a função de preencher os vãos que as vigas e colunas de sustentação que são colocadas na fase anterior.

A também a alvenaria estrutural, ela é a própria estrutura da obra, o que faz que seja evitado o uso de ferro e aço na sustentação de toda a obra. Este tipo é feita de com blocos de concreto que já são pré-armados.

As lajes, paredes, contra-pisos, entre itens que fazem parte da alvenaria, podem se variar dependendo do modelo de projeto que será implementado na obra.

Telhado

O telhado serve para proteger a casa de chuvas, ventanias, sol, ruídos, ou qualquer coisa que possa danificar o interior da casa. O telhado pode ser a vir feito de madeira, pedras, vidros e concreto. Mas independe do material, ele precisará de vigas para sustentá-lo.

Após o telhado ser instalado, ele deve ser finalizado instalando o acabamento com calhas, rufos e demais itens, mas lembre-se de sempre comprar calhas sob medida e rufos também sob medida.

Elétrica e Hidráulica

Nessa fase entramos com as instalações dos fios, criação dos pontos de tomada e interruptores, rede de água, temperatura dessa água, rede de esgoto primária, e caso o projeto possua, rede de esgoto secundária.

A parte do esgoto é bastante rígida devido a legislação e deve ser respeitada, se o planejador da obra ou o responsável pela construção for correto, isso já deve estar implantado na planta inicial do projeto. A parte Elétrica também deve ser bastante respeitada e deve ter a aprovação da concessionária de energia da cidade, tendo que informá-los da tensão que será usada e dos pontos de energia.

Acabamento

Nesta fase nosso dever é colocar os vidros e esquadrias, assim realizamos um isolamento térmico e impermeabilização para evitar que o ambiente fique úmido e que haja infiltrações no futuro. Também devemos colocar portas, pintura e gesso, tudo nessa fase é para podermos finalizar por completo a obra.

Todas essas etapas podem acabar variando dependendo do projeto, mas o mais importante é conhecer elas para poder acompanhar a construção de sua casa saber o que está acontecendo e saber também que uma obra exige tempo, dinheiro, paciência e acompanhamento.