O Uso de Motores Elétricos Na Indústria



Na área da indústria moderna existem diversos modelos de máquinas e equipamentos que fazem uso dos motores elétricos. Eles são bastante usados em diversos tipos de equipamentos como tornos, esteiras rolantes, prensas, elevadores e até mesmo em robôs.

Além de ser usado em diversos tipos de máquinas, esse motor também possui vários modelos, para atender de maneira mais eficaz ao tipo de maquinário que será implantado. Dependendo do maquinário a qual será implantado, o motor elétrico vai ter algum modelo de embreagem mecânica como companheiro para ajudar na distribuição de potência.


Modelos De Motores Elétricos Na Indústria    


Esse modelo de motor é um motor que basicamente faz é transformar a energia elétrica em energia mecânica. Existem diversos modelos desse motor no mercado, cada um atendendo melhor uma área da indústria, vamos falar sobre alguns deles.


Motores de corrente alternada: Esse modelo é muito comum ser usado tornos, fresas, esteiras rolantes, elevadores, dentre outros. Há muitos tipos de motores CA, sempre sendo monofásicos ou trifásicos, claro que cada um deles tem um tipo específico de aplicação a qual melhor trabalham.


Motores de corrente Contínua: Esse modelo é bastante usado em brinquedos, eletromagnéticos, alguns equipamentos industriais, entre outros. Esse modelo possui algumas vantagens, como o fato de poder alterar a velocidade controlando sua tensão. O motor de CC geralmente é classificado de acordo com a sua forma de conexão do indutor a das bobinas.


Motor universal (CA e CC): Como o próprio nome diz, esse modelo do motor elétrico pode funcionar tendo tanto uma corrente alternada quanto uma corrente contínua como fonte de alimento. Uma característica desse tipo de motor, é que geralmente eles são pequenos, mas podendo alcançar uma velocidade de 30.000 RPM. Apesar de poder ser usado em máquinas e equipamentos industriais, esse modelo motor é mais usado para fins domésticos.