Aprendendo a Vedar Telhado Contra Goteiras

Os telhados estão literalmente na lista de manutenção de qualquer proprietário e estão sujeitos a muito desgaste. Felizmente, pequenos problemas podem ser resolvidos sem ajuda profissional. Depois de descobrir a origem do vazamento, substitua as telhas danificadas, remendar rachaduras em mantas asfálticas e sele lacunas nas costuras. Muitos desses reparos são relativamente simples, mas se o dano for significativo, houver sinais de problemas estruturais ou o telhado tiver mais de 20 anos, é melhor chamar um profissional.


Conserto das telhas de asfalto “shingle”

Procure danos no telhado acima da marca d'água do teto. Se você ainda não conseguir encontrar a fonte do vazamento, acompanhe os danos causados ​​pela água na casa. Se o prédio tiver sótão, vá até o local com uma lanterna e procure por manchas de água ou mofo. Observe a localização de todos os sinais que encontrar e verifique os locais correspondentes do lado de fora da casa. 

Se o telhado estiver inclinado, verifique mais alto do que onde você encontrou sinais de vazamentos na casa. A água entra de um local e, devido à gravidade, entra no sótão em um ponto abaixo da inclinação do telhado.

Se você não encontrar um vazamento, conecte a mangueira e passe-a em uma parte diferente do telhado por um minuto ou dois. Quando alguém na casa vir água, peça para alertá-la.

Verifique o telhado quanto a danos extensos. Procure telhas quebradas, rachadas ou faltantes no ponto de vazamento e verifique o estado geral do telhado. Procure um grande número de telhas perdidas ou caídas, lacunas no material de cobertura com aberturas ou chaminés e outros sinais de danos mais extensos.

Substituir uma ou duas telhas e selar pequenas aberturas são correções relativamente fáceis. Mas as telhas extensas e o desgaste extenso são sinais de que o telhado precisa ser substituído, especialmente se tiver mais de 20 anos.


Além disso, se você notar muita podridão ou mofo na madeira de suporte do telhado em seu sótão, pode haver um problema estrutural que requer ajuda profissional.

Endireite e reinstale as telhas dobradas. Com o tempo, os cantos das telhas de asfalto começam a dobrar. Achate cuidadosamente as telhas dobradas e use uma pistola de calafetagem para aplicar um pouco de selante de telhado sob os cantos elevados. Pressione a telha sobre o selante e use uma espátula para aplicar cimento na borda da telha.

A telha é maleável em altas temperaturas. Você pode precisar usar um secador de cabelo para amolecer os azulejos dobrados, pois eles se tornam quebradiços no frio. Não use maçarico ou outra fonte de calor mais forte que a secadora, pois isso danifica os azulejos. 

Repare rachaduras limpas com selante de telhado. Não há necessidade de substituir esta telha por uma rachadura limpa. Em vez disso, use uma pistola de calafeta para aplicar uma camada grossa de selante de telhado sob a rachadura. Pressione o ladrilho sobre o selante e aplique outra linha do mesmo produto na rachadura. Use uma espátula para aplicar a camada superior de selante em ambas as bordas da rachadura.


Para disfarçar o reparo, observe o telhado e as calhas em busca de qualquer acúmulo de partículas de asfalto. Pegue uma pequena quantidade e jogue-as no selante para combinar o produto com a cor do azulejo.

Dicas Extras

Se possível, trabalhe em um dia quente e seco. O azulejo é mais maleável em clima quente, enquanto o selante precisa de clima seco para aderir. Além disso, se houver umidade ou orvalho, você pode escorregar.

O selante precisa ser compatível com o material da cobertura e totalmente à prova d'água. A calafetagem de poliuretano ou silicone geralmente fornece resultados à prova d'água e duradouros. Produtos de látex e borracha butílica não são recomendados, pois encolhem e racham com o tempo.

A maioria dos telhados são feitos de asfalto, madeira ou cerâmica. Coberturas de concreto armado são raras, mas se for o caso, vede pequenas rachaduras com epóxi ou cimento para esse tipo de manutenção de telhado. Vazamentos maiores precisam ser reparados por um profissional.