Tudo que Você Precisa para ter Uma Casa Segura

Por conta do desenvolvimento tecnológico, atualmente existem muitas maneiras inteligentes e competentes para deixar a casa segura. Muitos profissionais trabalham para incorporar soluções que propiciam mais segurança aos habitantes de uma residência. Para não prejudicar o desenho do projeto não há mais a necessidade de colocar elementos mais rústicos como por exemplo: Grades, lanças, trincos etc.

Para conhecer algumas maneiras de aumentar a segurança sem interferir na estética, tanto na área interna como externa, leia o texto abaixo. 

Qual o motivo de deixar minha casa mais segura?

Em primeiro lugar, o Brasil é um dos países com os índices de violência mais elevados do mundo, isso por si só já justifica o motivo de pensar em uma solução de segurança para os lares.

Verdadeiramente, não importa se o imóvel está na cidade ou no campo, em um bairro comercial ou residencial, seja casa ou apartamento, o intuito é dificultar os acessos para pessoas estranhas. Transformar a casa mais segura e com modernidade é essencial, porque tem uma conexão entre as características arquitetônicas, paisagísticas e urbanísticas da residência com a incidência dos problemas proporcionados pela falta de segurança pública.


Instale alarmes e câmeras de vigilância


Os alarmes são opções bem acessíveis e que não devem ser subestimadas, de fácil instalação em portas e janelas, fazem um barulho quando são forçados ou abertos, que é capaz de espantar qualquer intruso.

Dispositivos de monitoramento modernos possibilitam o rastreamento remotamente, em tempo real, pelo celular do proprietário ou pela central de segurança responsável. Em caso de visitas indesejadas é possível acionar a polícia.

Apostar na vigilância eletrônica é uma boa pedida, já que possuímos diversos dispositivos no mercado que contribuem com a segurança de sua casa. Câmeras e alarmes são essenciais para cumprir essa tarefa.

Alguns dispositivos também contam com o monitoramento em tempo real de empresas especializadas em vigilância, garantindo maior proteção ao seu lar.


Invista em luzes com sensores de movimento

A iluminação adequada é capaz de desestimular ações às escondidas. Luzes com sensores de movimento são as mais recomendadas, exatamente por acenderem apenas quando percebem alguma movimentação, uma vantagem também é que colabora com a economia de energia.


Coloque fechaduras de qualidade


Como já falamos do avanço da tecnologia, nos dias de hoje, há fechaduras digitais, que são a prova de “michas”, chaves mestras que abrem todo tipo de fechadura, as fechaduras digitais que funcionam por meio de biometria ou senhas.

Entre as mais convencionais, tem os modelos com duplo cilindro (que precisam da chave para ser abertas tanto pelo lado de fora como de dentro) são aconselhadas para portas próximas a vidraças, as quais podem ser quebradas.

O mercado possui, também, diversos modelos de fechaduras eletrônicas que através de senhas, alarmes e solicitação de biometria, podem impedir uma invasão.


Vidros temperados


Investir em vidros temperados para as janelas e portas pode otimizar a proteção de sua residência, já que portas de alumínio instaladas em determinados espaços, por exemplo, oferecem maior fragilidade e grande possibilidade de arrombamento.

No caso das janelas, é importante utilizar tal aliado caso estas deem acesso ao interior da casa, pois garantem máxima segurança caso haja tentativa de invasão.


Iluminação


É muito importante que a iluminação seja cuidadosamente pensada, pois pode tornar-se uma aliada na segurança de sua moradia, já que invasores se sentem menos atraídos por residências bem iluminadas.

Investir na iluminação das divisas e fachadas da casa, analisando se facilitam a visibilidade de ronda no perímetro, pode valer a pena.

O jogo entre luz e sombra também garante boa visibilidade, no entanto o excesso de sombras pode facilitar uma possível invasão. Cuidado!

Luzes com sensores de presença também são uma ótima opção para evidenciar a presença de um possível invasor.


O que mais é possível fazer para se prevenir contra danos materiais?

Os seguros residenciais são a alternativa mais “cara” digamos, mas a relação custo-benefício é excelente. Tanto para casa quanto para apartamento o seguro residencial protege contra futuros imprevistos e danos na sua residência.


Conclusão

Com base nas dicas acima é possível compreender a importância do estabelecimento de um projeto que priorize a segurança do seu lar. 

Como há pouco foi dito, tais medidas podem sim contribuir para um ambiente mais seguro, no entanto, é importante lembrar que a vigilância da residência deve ser priorizada sempre, uma vez que o monitoramento da propriedade é essencial para o controle efetivo de possíveis ações criminosas.

Para finalizar, agora que você já sabe como é possível ter uma casa segura sem prejudicar o design, invista em lugares da residência mais prazerosos e aproveite seu novo lar.

Não deixe de dialogar com seu arquiteto (a) para que juntos possam planejar o melhor e mais seguro aconchego de sua família.

Até a próxima!