Conheça os tipos de aços e suas aplicações

Composto por ferro e carbono, o aço é uma liga metálica altamente aplicável, podendo ser utilizada para produzir demais ligas.

Este material é resultado do descobrimento do ferro, que ocorreu na Anatólia, também conhecida como Ásia Menor, há cerca de 2000 anos a.C. 

Atualmente, devido às suas vantagens e aplicabilidade, o aço encontra-se presente em diversas construções e produções, bem como na execução de obras ferroviárias, na construção de prédios e na produção de inúmeros equipamentos.

Considerando todos os benefícios advindos deste material, apresentaremos no artigo de hoje, os tipos de aços existentes e suas aplicações possíveis.

Composição

Existem três variações do aço em se tratando do quesito composição. 

O aço carbono, o aço liga e o aço ferramenta compõem essa categoria.


Confira todas as especificações:

Aço Carbono: essa variação deriva-se da junção existente entre o ferro e o carbono, sendo amplamente utilizado para rodas e equipamentos ferroviários, equipamentos de ginástica, engrenagens para peças de máquinas, hidrantes, brinquedos, entre outros.

Aço Liga: nessa variação, alguns elementos como níquel, manganês e cromo, fazem parte das ligações existentes entre ferro e carbono, permitindo que determinadas propriedades do aço sejam ampliadas, bem como sua resistência química, dureza, resistência mecânica, entre outras.

Aço Ferramenta: presente na produção de peças para o setor automobilístico e eletroeletrônico, o aço ferramenta possui alto teor de carbono e liga e destina-se à fabricação de matrizes e ferramentas.


Aplicação

Há quatro tipos de aço que se adequam a distintos objetivos de aplicação.

Confira!

Aços estruturais: utilizado em construções devido à sua alta resistência mecânica, os aços estruturais são compostos por aços carbono.

Aços para fundição: utilizados para a fabricação de peças em aço fundido, esse tipo de material fornece alta resistência.

Aços para molas: garantindo força, tensão e alta elasticidade, esse tipo de material é frequentemente formado por aços do tipo liga, sendo extremamente úteis para a fabricação de molas.

Aços para construção mecânica: utilizados para a fabricação de rolamentos, eixos e fabricação de peças forjadas, esse material é composto por aços carbono ou com baixa quantidade de liga.


Aços mais produzidos

Agora que já apresentamos todas as categorias e aplicações desse material tão necessário em nosso cotidiano, compartilharemos com vocês quais são os aços mais produzidos. 

São eles:

Aço laminado a frio: quando a laminação do aço ocorre em temperatura ambiente, chamamos de aço laminado a frio. Esse material é utilizado em eletrodomésticos, automóveis, esquadrias, entre outros.

Aço laminado a quente: quando a laminação do aço ocorre em temperaturas elevadas, chamamos de aço laminado a quente. Esse material é utilizado para a produção de tubos metálicos, rodas, autopeças, entre outros.

Aço inox: utilizado em diversas estruturas, o aço inox, conhecido por sua extrema resistência à oxidação, é composto pela junção de níquel e cromo.

Aço galvanizado: altamente resistente à corrosão, o aço galvanizado é formado pela junção de aço e zinco.


Você imaginava que existiam tantas categorias e aplicações para este material?

Pois bem! Conhecer os tipos de aços existentes e sua aplicabilidade é essencial para que boas escolhas sejam feitas de acordo com os seus objetivos. 


Maria Luiza Ribeiro Pinotti