6 Dicas para Garantir um Planejamento de Obras Proficiente

Considerado como um dos principais setores contribuintes para o desenvolvimento da economia do nosso país, a construção civil é responsável pela promoção do bem-estar social através de moradias e edificações.

Para garantir a eficiência desta função, é necessário que cada projeto seja estruturado da melhor forma possível.

Pensando nisso, o artigo de hoje tem o intuito de compartilhar 8 dicas essenciais  que contribuem para a realização de um bom planejamento de obras.

Garantindo a eficiência do seu planejamento de obras

Um bom planejamento só é possível quando todas as informações necessárias para a realização da obra são previamente reunidas.

É essencial que possíveis imprevistos sejam considerados durante o processo, garantindo a segurança e progresso do projeto em sua execução.

Confira todas as dicas!


Análise do campo e verificação de informações

Considerar as informações do campo, bem como particularidades do terreno escolhido, é imprescindível para o sucesso de qualquer projeto de construção.

O levantamento de todas as informações acerca deste quesito, contribui positivamente com a prevenção de quaisquer problemas que possam surgir durante a execução do plano.


Elaboração dos desenhos

Os desenhos são necessários para a elaboração do projeto, portanto devem conter o máximo de detalhes possíveis para que a vontade do proprietário seja devidamente seguida.

Os projetos de construção devem incluir todos os itens a serem utilizados durante sua execução.


Legalização da obra

A aprovação da prefeitura é essencial para garantir a execução da obra, portanto essa etapa deve ser muito bem trabalhada e organizada.

A documentação deve estar em ordem para que a obra possa ser iniciada sem atrasos ou embargos.


Revisão

Revisões durante o processo de planejamento e pós planejamento devem ser realizadas, a fim de sanar possíveis dúvidas e corrigir quaisquer erros existentes.

Essa etapa permite o alinhamento entre o projeto arquitetônico e o projeto estrutural, garantindo o sucesso da execução do que foi proposto e planejado.


Mão de obra e orçamento de materiais

Pensar nos custos da construção é extremamente importante para que faça jus ao orçamento estabelecido.

Tanto os materiais que devem ser utilizados, quanto os serviços de mão de obra, fazem parte do orçamento, logo devem ser avaliados e alinhados de acordo com a disponibilidade financeira de cada cliente.


Execução da obra e acompanhamento

O acompanhamento faz parte, na verdade, de todo o processo de planejamento, uma vez que tudo deve ser revisado para garantir que esteja coerente com a idealização da obra.

Durante a execução, estar de olhos atentos ao que ocorre é um diferencial, pois não somente evita a ocorrência de falhas que possam prejudicar a obra, como também garante que o devido suporte seja oferecido para neutralizar quaisquer incidentes.


Prontinho, agora você já está preparado para realizar um bom planejamento de obra, garantindo a devida eficiência e sucesso durante a execução do seu projeto.