Arquitetura e Tecnologia: conheça as principais tendências da área

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nosso cotidiano. Suas vantagens e facilidades envolvem-nos através de diversas ferramentas que colaboram, positivamente, com diversas demandas profissionais e pessoais.


A arquitetura não podia deixar de acompanhar e implementar em seu cotidiano todos os avanços tecnológicos disponíveis, uma vez que diversas ferramentas podem ser utilizadas nesta área para aprimorar o planejamento das construções, o andamento dos desenhos técnicos e garantir a satisfação dos clientes.

Pensando nisso, o artigo de hoje tem o intuito de apresentar as principais tendências tecnológicas aplicadas no ramo da arquitetura e urbanismo.


Tendências tecnológicas na arquitetura

Responsável pela otimização e automação de diversas tarefas, a tecnologia auxilia imensamente todos os profissionais de arquitetura.

Diante de inúmeros projetos e demandas, as ferramentas tecnológicas facilitam o dia a dia de todos os membros da área.

Confira a seguir, as principais tendências utilizadas por esses profissionais.


Building Information Modeling (BIM)

Conhecido como Modelagem de Informação da Construção, o BIM é considerado como um dos maiores avanços tecnológicos no ramo da arquitetura, pois possibilita que o trabalho seja realizado de maneira colaborativa e dinâmica.

Esta ferramenta permite que os usuários criem simulações e realizem o compartilhamento de quaisquer informações necessárias com toda a equipe.

Considerado como um sistema integrado que utiliza-se de diversos programas a fim de facilitar a vida de seus usuários, o BIM também permite que a modelagem dos projetos e os cálculos de logística de produção sejam realizados.


Impressão 3D

Utilizada no setor de arquitetura e construção civil, a impressão 3D permite a criação de maquetes e diversos outros itens de forma mais realista e ágil.

Além de facilitar a visualização do projeto em andamento, esta tecnologia possibilita a impressão de materiais em qualquer escala e possui a capacidade de reproduzir diferentes texturas em suas peças, garantindo que o cliente possa compreender exatamente quais serão os resultados de sua solicitação.


Sketchup

Capaz de criar imagens em 3D, o Sketchup é um software muito utilizado pelos arquitetos, já que permite que o profissional produza ambientes tridimensionais e, consequentemente, realistas.

Diferentemente do AutoCad, utilizado com o mesmo propósito, o Sketchup possui uma interface acessível e com funcionalidades mais intuitivas.


Realidade virtual

Com o intuito de proporcionar experiências imersivas aos clientes, as ferramentas de realidade aumentada permitem a interação dos usuários com espaços idealizados pelos profissionais de arquitetura, ou seja, ambientes que ainda não foram construídos.

A partir desta tecnologia, é possível visualizar espaços em escalas menores, planejar a disposição dos móveis e caminhar entre os cômodos.


Muito bacana, né?

É sempre importante que os profissionais avancem de acordo com o progresso tecnológico, adequando-se às novas tendências do mercado e garantindo sempre o melhor para os seus clientes!


Maria Luiza Ribeiro Pinotti