quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Escolhendo a Melhor Coifa para sua Cozinha

Coifa, é um item muito usado em cozinhas de restaurantes e em indústrias, atualmente está ganhando bastante espaço também em cozinhas residenciais por causa da sua praticidade, a função deste acessório é a de retirar e filtrar a fumaça e o ar do ambiente, eliminando odores e gorduras, assim fazendo com que outros  equipamentos sejam preservados por mais tempo.

Ele também serve para filtrar o ar, assim fazendo com que os detritos feitos em um churrasco sejam expulsos. E elas também podem ser usados como uma peça de decoração para o lar, afinal são feitas em vários modelos e tamanhos.

Coifa de Parede

Este tipo de modelo de coifa é instalado perto da parede sempre acima do fogão a gás, absorvendo toda a fumaça e as gorduras espelhadas no ar. A principal vantagem deste modelo é sua facilidade de ser instalado.

Coifa de Ilha

Este tipo de modelo é o melhor recomendado para aqueles que possuem cozinhas americanas onde a localização do balcão está no centro do cômodo, para ser instalado, será necessário perfuração no teto, sua vantagem está no visual modernizado.

Coifa Suspensa

Este tipo de modelo é sofisticado e com um design rústico, no mercado esse é um dos modelos mais modernos, é igual a um lustre de pequeno porte, sua vantagem é sua aparência mais discreta.

Como saber qual tipo escolher

Agora que sabe quais os estilos de coifa existem, como saber qual tipo escolher? Para fazer a melhor escolha você deve considerar três fatores, a eficiência, o consumo de energia e a dimensão dos equipamentos. O material mais procurado para favorecer esses fatores é o aço, coifa de aço é a mais recomendada por especialistas para favorecer os fatores.

Eficiência do motor é a ferramenta principal da coifa durante a filtragem de ar. Em resumo, quanto melhor o motor melhor será sua filtragem de fumaça e de odores. Uma dica, um motor bom motor não é necessário fazer muito barulho, por isso opte por motores mais silenciosos.

 A voltagem e o consumo de energia também são pontos importantes a se verificar, ainda mais para aqueles que prezam a economia na conta de energia, os modelos que possuem luzes de LED na maior parte das vezes são mais econômicos.

Na hora do modelo ideal sempre esteja atento às dimensões dos equipamentos, faça a medida da cozinha e da coifa para saber identificar qual será a que melhor se encaixa em seu espaço. As medidas mais utilizadas de coifa são: 60cm, 70cm, 80cm e 90cm.

Cuidados com sua Coifa

Coifa é um equipamento de grande utilidade, mas é extremamente essencial que sua manutenção e limpeza seja sempre feita quando necessário, sempre use um detergente neutro e uma esponja macia para não estragar sua superfície e não retirar seu brilho.

A capacidade do equipamento pode acabar sendo comprometida se a higienização e a troca de filtros não for feita periodicamente e adequadamente. Fabricantes comuns da área estão recomendando que a limpeza ou troca de filtros seja feita de 2 em 2 meses e quando houver acúmulo de detritos.