Por Que Planejar sua Cozinha?

Conseguir garantir que se tenha um ambiente e que forneça variados tipos de benefícios, em muitos casos é uma questão complexa, ainda mais para que exista um equilíbrio entre conforto, estética e funcionalidade. Este são os tópicos que cruciais para que se haja um aproveitamento satisfatório e que também contribua com a produtividade necessária.


Estas questões são qualificadas para qualquer tipo de cômodo, principalmente para cozinhas, que são bastantes utilizadas devido às necessidades básicas da humanidade.

Umas das soluções que podem facilitar na hora de executar o projeto de construção ou da reforma, é fazer um planejamento de como sua cozinha será de fazer seu planejamento de ante mão. Fazendo o planejamento antecipado você pode fazer as melhores escolhas de como usar o espaço, a padronização, as inúmeras possibilidades de personalização entre outras coisas.

Para garantir também que sua cozinha esteja da melhor maneira possível quando for finalizada, fazer um planejamento dos equipamentos que serão necessários é de extrema importância.

O Equipamento de Refrigeração

É uma das partes mais importantes de uma cozinha. A refrigeração bem adequada é uma das principais que uma cozinha precisa para poder manter os alimentos frescos e bem conservados.

A uma grande variedade de equipamentos de refrigeração no mercado, vários modelos e tipos com funcionalidade específicas para determinados estilos de cozinhas. Entre esses equipamentos nós temos os balcões refrigerador, geladeira, freezer e câmara fria.

As Fritadeiras

Equipamentos de fritura são essenciais para uma cozinha, pois muitos pratos são feitos de comidas que são fritas, eles costumam usar óleo ou óleo com água para fritar uma grande variedade de alimentos. Estes equipamentos são vendidos geralmente em unidades simples, duplas ou triplas, são deste modo para poder satisfazer as necessidades de cada tipo de cozinha. Os alimentos que são congelados são facilmente feitos em equipamentos de alta qualidade.

Filtração e limpeza do ar

Todos sabemos que a cozinha é um ambiente que precisa estar limpo a maior parte do tempo, isso inclui a pureza do ar, devido a quantidade de fumaça que é expelida no ar durante o funcionamento da cozinha, é necessário que se tenha o equipamento para fazer a filtragem e a limpeza do ar.

Este equipamento seria a coifa, que é a responsável por realizar essa filtração da fumaça, Existem alguns modelos que são recomendados para tipos diferentes de cozinhas como a coifa de parede que é recomendada para cozinhas residenciais e a coifa suspensa mais usada em cozinhas de restaurantes. Para não ter complicações na hora de instalar a coifa lembre-se de comprar uma coifa sob medida para sua cozinha.

Processadores de Alimentos

Este é um tipo de equipamento que não pode faltar em uma cozinha, com ele pode ser feito vários tipos de cortes e em vários tamanhos, ralar, triturar e desfiar alimentos muito mais rápido e fácil. Uma dica, sempre padronize o que irá sair de sua cozinha desde a espessura de uma fatia de queijo como o recheio de um salgado.

Esses são apenas alguns dos equipamentos que se deve ter em uma cozinha, existem outros que podem variar de acordo com os estilo ou o tipo de cozinha que planeja fazer.