Instalações elétricas - Principais falhas

Os reparos em instalações elétricas oferecem riscos inerentes à eletricidade, requerendo a adoção de medidas de controle e/ou eliminação dos riscos de exposição à energia elétrica. Portanto, devem ser realizados por profissionais qualificados, conforme determina a Norma Regulamentadora nº 10 – “Instalações e Serviços em Eletricidade” do Ministério do Trabalho e Emprego.

Qualquer acidente envolvendo eletricidade pode ser fatal. Não faça nenhum reparo, por menor que seja. Chame um profissional.


Dentre as principais falhas encontradas em instalações elétricas, podemos listar:


1) Fuga de corrente: por problemas na isolação dos fios, a corrente “foge” do circuito e pode ir para a terra (através do fio terra). Quando o fio terra não existe, a corrente fica na carcaça dos equipamentos (eletrodomésticos), causando o choque elétrico.
2) Sobrecarga: ocorre quando a corrente elétrica é maior do que aquela que os fios e cabos suportam. Ocorre
quando ligamos muitos aparelhos ao mesmo tempo. Os fios são danificados pelo aquecimento elevado.
3) Curto circuito: é causado pela união de duas ou mais potenciais (por ex.: fase-neutro/fase-fase), criando um caminho sem resistência, provocando aquecimento elevado e danificando a isolação dos fios e cabos, devido aos altos valores que a corrente elétrica atinge nessa situação.
4) Sobretensão: é uma tensão que varia em função do tempo. Ela varia entre fase e neutro ou entre fases, cujo valor é superior ao máximo de um sistema convencional. Essa sobretensão pode ter origem interna ou externa.

  • Externa: descargas atmosféricas
  • Interna: curto circuito, falta de fase, manobra de disjuntores etc.
Para evitar essas falhas, toda instalação elétrica deve passar por uma avaliação criteriosa, feita por um profissional qualificado e habilitado, com base em normas técnicas (NBR5410) que estabelecem os parâmetros e as condições mínimas de qualidade e desempenho que as instalações devem apresentar, garantindo assim o seu correto e seguro funcionamento.