Benefícios da Iluminação Natural

UMA DAS TENDÊNCIAS DOS PROJETOS DE ARQUITETURA É UTILIZAR A LUZ DO SOL PARA ILUMINAR OS AMBIENTES

Projetos arquitetônicos que preferem a iluminação natural estão cada vez mais em alta. Essa é uma técnica que usa a luz solar para iluminar meios internos. Ela traz vários benefícios, além de permitir uma estética bem agradável para a decoração.

Primeiro Passo

O primeiro passo para formular um projeto arquitetônico que use a iluminação natural é analisar a instalação do terreno e o itinerário que o sol faz durante o dia. Depois disso é possível destacar de forma efetiva no qual as aberturas irão ficar. Vale evidenciar que é possível inseri-las não só nas paredes, mas inclusive no forro ou na laje. A iluminação zenital estimula muito os espaços, carregando a sensação do ambiente externo para dentro da edificação.

Ao completar o projeto é crucial levar em conta que, durante o inverno, o vidro deixa o ambiente em uma estufa natural. Mas, no verão ele é capaz de deixar o local bem quente. Por isso, para esclarecer esse problema, o mais conveniente é usar vidros temperados ou laminados. Assim os raios solares são filtrados antes de entrar no ambiente, cessando que ele fique abundantemente aquecido e mantendo-o agradável.

Benefícios da Iluminação Natural


Outro benefício do uso de luz natural é o controle substancial de energia. A iluminação elétrica em edificações tem um uso grande para uma cidade. Lugares equipados com comandos de reconhecimento de luz do dia podem conter a energia usual para iluminação elétrica em 20% a 60%, de acordo com consultas dos órgãos que medem o desempenho do modo de controle de iluminação natural.

A luz natural também evita estresse para trabalhadores onde o interior das instituições, escolas, hospitais, ao invés de energia elétrica, preferiram colocar janelas, suspendendo o brilho excessivo e estresse térmico. Juntamente com trabalhadores mais felizes, benefícios financeiros e de desempenho humano determinantes foram associados ao aumento da luz do dia. É fato que imóveis comerciais e residenciais, sem janelas e luz natural, alugam muito menos do que espaços arejados e com luz natural.

O Arquiteto

O arquiteto é o profissional certo para constatar – no seu projeto ou no ambiente já pronto – espaços com capacidade de luz natural, desde o design até a instalação e operação. Tudo isso deve ser atenciosamente visto para se conseguir os benefícios determinantes como: maior economia de energia, melhoras na saúde e o controle da luz solar clara em ambientes onde será tomada tarefas visuais, etc.

Uma vez feito o projeto, vem a garantia do sucesso funcional. É preciso que os ocupantes do ambiente, tanto residencial quanto comercial, se capacitem com base no projeto de iluminação natural: como ter os controles de iluminação e como acessar e usar os controles de sombreamento. Com certeza será um espaço de requinte, prazeroso e interessante.

Não podemos esquecer dos benefícios para a saúde, é confirmado cientificamente que o ser humano precisa de doses diárias moderadas de sol, ao ter contato com a luz natural, o corpo gera vitamina D, que melhora a concentração do cálcio, estimulando os ossos.

O Brasil é um país que oferta a aplicação de iluminação natural, já que as temperaturas na maioria dos estados são altas. Basta que os arquitetos começam a preferir a técnica, que como visto traz inúmeros benefícios.

Um Bem para a Saúde

O uso da iluminação natural ajuda a converter um problema que gera dor de cabeça para muitos, que é a umidade. Locais úmidos lesam a saúde e podem provocar doenças respiratórias e outros desconfortos.

Nesse sentido, durante o planejamento do imóvel é possível pensar em soluções a partir da estrutura e área disponível para ter um espaço arejado e livre de umidade. Um local seco e com a entrada de luz natural evita mofo e auxilia a controlar doenças.