Bens de capital: Saiba o que significa

Bens de capital ou bens de produção são os insumos, aberturas, bens ou serviços essenciais para a produção de demais bens ou serviços. O bem de capital não é exatamente incluído no produto final. Indivíduos, sistemas e governos usam bens de capital na construção de outros bens ou mercadorias.


Bens de capital contêm fábricas, máquinas, ferramentas, equipamentos, e algumas propriedades que são colocadas para apresentar outros itens para aquisição. Existem controvérsias no uso da palavra. Por exemplo, carros são classificados bens de consumo, pois são normalmente atraídos para uso pessoal, entretanto um caminhão pode ser visto um bem de capital, pois é colocado por instituições de construção no transporte de materiais, para construção de casas e edifícios.

O que são bens de capital?

Os chamados bens de capital são os ativos de uma empresa cujo objetivo principal é produzir bens de consumo, ou seja, aqueles que serão vendidos e entregues aos clientes. Os bens de capital podem ser responsáveis ​​pela produção de produtos e serviços, dependendo do ramo da organização.

São itens de extrema importância na cadeia produtiva, pois muitas vezes alimentam toda a indústria e economia.

Empresas que comercializam bens de capital

As empresas que produzem bens de capital também são classificadas de acordo com o tipo de bens.

As indústrias de base estão relacionadas às matérias-primas, como mineração, extração de madeira, etc.

As indústrias intermediárias estão associadas a produtos intermediários. Produtores de máquinas e produtos técnicos são alguns dos tipos de empresas que compõem essa categoria.

Saiba mais sobre bens de capital

Como dissemos, esses tipos de bens, também conhecidos como bens de produção, são compostos por um conjunto de equipamentos e instalações com valor contábil que deve ser discriminado no balanço.

Esses tipos de empresas são fundamentais para a construção da riqueza da sociedade, porque todas as necessidades tecnológicas e infraestruturais que temos atualmente dependem de fábricas que produzem equipamentos confiáveis ​​e de alta qualidade.

Vale destacar também que a produção de bens é distinta dos bens de consumo, que estão associados a produtos que as pessoas utilizam no dia a dia, como eletrodomésticos, roupas, alimentos, medicamentos.

Se uma pessoa compra um carro para uso privado, podemos dizer que será um produto de consumo, pois não será usado para fins de produção ou prestação de serviços a terceiros.

Tipos de bens

Os bens de construção não são absolutamente físicos tais como máquinas e insumos pesados. A indústria eletrônica igualmente pode montar uma espécie bem grande desses tipos de bens.

Além disso, esses tipos de bens inclusive podem ser voltados para compensar as utilidades das instituições de serviços. Produtos como: tintas, solventes, cortadores de cabelo, instrumentos musicais entre outros bens utilizados por prestadores de serviços.

Mas temos também a chamada indústria de base, da qual está focalizada na construção de bens primários. Regularmente essa indústria está associada à origem e melhoria da matéria-prima que ultimamente estará proposta a outras plantas industriais intermediárias.

Um exemplo de indústria de base são as mineradoras de ferro, pois essas empresas sacam um minério muito importante para as demais empresas operárias de peças, objetos entre outros itens de fabricação.

Desse modo podemos completar que existe uma gama bem grande de bens de capital acessíveis para a alegria das ações de instituições e de pessoas que destinam-se fazer bens de consumo ou prestar serviços à sociedade de maneira geral.

O progresso tecnológico das indústrias de base e de bens de consumo são essenciais para a transformação, quebra de paradigmas e expansão das indústrias de bens de capital. Em um mercado que apresenta frequente avanço, mudanças em um setor lesam demais os outros. É o chamado efeito cascata. Uma empresa de bens de capital que for alterada em relação às informações será capaz de surpreender o mercado caso observe indústrias que iniciem a aplicação da energia.